
Avaliação Disc é uma teoria postulada pelo psicólogo William Moulton Marston no seu livro "Emotions of Normal People" (1928), publicado pela primeira vez em português no ano de 2014, com o nome de "As Emoções das Pessoas Normais", onde determina alguns padrões de comportamento.
A partir desta teoria, foram elaboradas ferramentas para análise de perfil comportamental, sendo o primeiro instrumento de avaliação (Activity Vector Analysis) desenvolvido por Walter Clarke (1945). Tais avaliações consideram comportamentos ou emoções observáveis, não abrangendo, portanto, a personalidade dos indivíduos.
As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir da associações entre palavras. DISC é uma sigla para:
-
Dominância – relativo a como a pessoa lida com problemas e desafios.
-
Influência – relativo a como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros.
-
Estabilidade – relativo a como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo.
-
Conformidade – relativo a como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.
Utilização do DISC
-
Gestão de Mudanças – Aprenda comportamentos para transformar resistência em receptividade.
-
Coaching e Mentoring – Descubra como ajudar os outros a atingir o seu potencial de forma consistente.
-
Resolução de Conflitos – Traga clareza e compreensão para diferenciar estilos comportamentais.
-
Atendimento ao cliente – Desenvolva as equipas de suporte administrativo e de atendimento ao cliente a fornecer serviços e interações de maneira confiável, independentemente do estilo comportamental.
-
Contratação e Seleção / Benchmarking e Comparação – Empowerment de Direção Organizacional, gestores e profissionais de RH com a capacidade de comparar novos candidatos a benchmarks desejáveis ​​de desempenho no trabalho.
-
Liderança e gestão de competências – capacitar os líderes com a capacidade de obter o máximo proveito das suas equipas, motivando-as de forma confiável e genuína.
-
Treino de equipa de vendas – Aumente os lucros gerando receita através da identificação e aproveitamento de comportamentos identificáveis ​​nos seus clientes potenciais.
-
Team building – Crie as suas equipas com base em competências, talentos e características compatíveis, não apenas ideias genéricas de equilíbrio.
-
Produtividade – Planeie reuniões e projetos com diferentes estilos comportamentais para garantir os melhores resultados.
Alguns exemplos de quadros de análise constantes no relatório final


