top of page

Lamentações, Egocentrismos ou exibicionismo?

  • Foto do escritor: JPP
    JPP
  • 21 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

As redes sociais, mesmo para a queles que por teimosia, escolha, ou tão somente posição pessoal, dizem não usar, é hoje em dia algo que não podemos dissociar do nosso quotidiano. Certo que cada uma tem, ou pelo menos deveria ter, um objetivo próprio, começo a não conseguir distingui-lo mediante o uso que lhe é dado.


Bem sei que eventualmente o problema é meu, a dificuldade está em mim, mas o que efetivamente consigo ver é em todas elas, seja pelo uso de texto a acompanhar imagem, seja pelas imagens, seja pela utilização de citações plenas de significado, mas frequentemente vazias pelo seu uso, uma linha comum baseada no exibicionismo, seja de sucesso(s), "sucesso(s)", infortúnios, recados mais ou menos evidentes, enaltecimento das competências pessoais e laborais, etc..


Cada vez mais este mundo das redes sociais, e pela falta de disciplina no uso que lhe é dado de acordo com o objetivos da sua criação, se faz perder o verdadeiro interesse nas linhas do tempo, levando consigo tambem o impacto que tudo isto poderia ter.


Tenho para mim que a questão central deve estar no porquê da necessidade de tanta exposição, e a duvida sobre a existência das pessoas para alem deste mundo virtual, que bem pode ser virtuoso, mas que...


Faz-se um tweet sobre o homem que mordeu o cão, publica-se no facebook a citação de alguém sobre a revolta dos animais, deixando antever uma associação à causa do respeito pelos animais, coloca-se no perfil do Linkedin um conjunto de competências sobre a defesa dos bichinhos e no fim, ainda se aproveita o Google+, o facebook e outros, para que cada um fale de sí, direta ou indiretamente, como sendo alguém muito especial e que só quem não sabe avaliar a qualidade é que não mostra verdadeiro interesse pela pessoa em sí.


Já agora, há ainda alguns, que, seja lá pelo que for, vêm a um blog, escrever coisas destas e questionar-se sobre o porquê.

Comments


bottom of page